_ENTRE SER UM E SER MIL: O livro-objeto como possibilidade poética
Edith Derdyk
Livro de artista, livro-objeto, obra-livro são experiências relativamente recentes no cenário artístico brasileiro. O livro, tal como o reconhecemos hoje em sua forma, função e realidade tecnológica, sinaliza um outro território poético quando se pensa nele como suporte experimental.
As possibilidades formais que se entreabrem a partir da investigação do livro como objeto poético desenham um arco extenso de experimentações, congregando o conhecimento artesanal aos processos industriais, potencializando a mixagem de várias linguagens e modalidades de registros visuais e literários, multiplicando a descoberta de estruturas narrativas dadas pelos entrelaçamentos inusitados entre a palavra e a imagem.
O enunciado entre ser um e ser mil presentifica igualmente uma reflexão sobre o modo de produção do livro-objeto, que originariamente se apresenta como objeto único e, simultaneamente, quando posto em perspectiva de escala industrial, contém a possibilidade da multiplicação sem perder a natureza singular de sua poética.
A partir de exemplos de alguns artistas que ingressaram neste campo de experiências, tais como Artur Barrio, Waltércio Caldas, Mira Schendel Julio Plaza, Regina Silveira, Artur Matuck Lygia Pape, Ana Maria Maiolino, Fabio Morais, Marila dardot, Paulo Brucski, Elida Tessler, Martha Hellion, Marcel Duchamp, Bruno Munari, Ed Ruscha, Roth, Richard Long, Joseph Beuys, Sol Le Witt, Anselm Kiefer e outros, poderemos então folhear, desfolhar e entreabrir um leque de possibilidades poéticas.
Os encontros pretendem investigar a poética que utiliza o livro como suporte: livro-objeto, livro de artista, obra-livro.
As possibilidades formais que se entreabrem a partir desta investigação desenham um arco extenso de experimentações:
1.conjugar o conhecimento artesanal aos processos industriais
2.potencializar a mixagem de várias linguagens e modalidades de registros visuais (fotografia, xerox , desenho, gravura, procedimentos gráficos) e literários (poesia visual, textos autorais)
3.pesquisar estruturas narrativas dadas pelos entrelaçamentos inusitados entre a palavra e a imagem.
4. apresentar algumas tecnicas de livro; folder, codex, rolo, cortes e dobras, costuras.
http://www.obarco.com.br/cursos/artes-plasticas/entre-ser-e-ser-mil.html